Associe-se
Notícias

POLICIAIS, BOMBEIROS MILITARES E CIVIS RECEBEM ESCRITURAS DE LOTES DE BECO EM CEILÂNDIA

Na manhã de 27 de agosto de 2016, mais de 800 escrituras públicas foram entregues na Ceilândia. publicado em 30/08/2016 às 21:36  —  atualizado em 30/08/2016 às 22:01

Na manhã de 27 de agosto de 2016, no Ginásio Regional da QNN 16, o Governo do Distrito Federal, por meio da Diretoria de Regularização e Interesse Social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF - DIREG/CODHAB, entregou mais de 800 escrituras públicas dos “lotes de becos” de Ceilândia - DF.

 

A possibilidade de entrega dos “lotes de becos” iniciou-se com a Lei Complementar nº 29 de 1997, de autoria do então deputado distrital João de Deus. Naquela época, centenas de lotes foram entregues pelo  então governador, Cristovam Buarque. Entretanto, até hoje muitos deles se encontram sem a devida regularização.

 

A Lei agradou duplamente a população local e os governantes, por haver aproximado os servidores da segurança pública e a sociedade, tendo eliminado espaços ociosos e de pouco proveito. Aliás, os becos eram pontos utilizados para a prática de crimes, vandalismo, uso de droga e rotas de fuga pois davam fácil acesso a outras ruas, além do acúmulo inadequado de entulhos e uso particular por parte de alguns moradores que cercavam a área, como se propritários fossem.

 

Na semana anterior à entrega das escrituras, os policiais militares Geraldo Alves, Eduardo Januário, Libermário, Gameleira, Joaquim da Silva, Nunes, Belém, Gabriel e Adriano, estiveram em Ceilândia - DF para a  entrega das cartas-convite às famílias de policiais militares, bombeiros militares e civis moradores de “lotes de becos” daquela cidade.

 

Para o subtenente Geraldo Alves, o momento mais emocionante durante a entrega das cartas, relata, deu-se na quinta-feira (25), quando chegou em uma determinada residência. Ao atender ao chamado, sem saber o que seria, e já querendo dispensar, a moradora agradeceu. Porém, curiosa, veio até o portão e indagou sobre do que se tratava. Em tom de descontração, respondeu-lhe o subtenente que seria uma cobrança. Surpresa e com um ar de tristeza, disse ela: “não acredito, moço, só se o senhor me ajudar a pagar...” Então o subtenente perguntou à senhora se o nome que constava naquela carta seria do proprietário do imóvel, sendo que esta respondeu que sim, que era o nome do seu marido, esclarecendo ainda que ele estava afastado da PMDF por motivo de doença (câncer). Neste momento, o subtenente Geraldo Alves lamentou-se e informou que sua presença ali seria para informar que a escritura do imóvel já poderia ser retirada. A senhora começou a chorar dizendo que a santinha dela era muito boa, que pediu uma graça e nem imaginava que receberia outra. Que ela e seu marido passavam por dificuldades e aquele ato alegrou o seu coração. Então, a senhora abraçou e agradeceu ao subtenente Geraldo.

 

Os benefiários aguardavam a regularização há quase duas décadas e com essa ação adotada pelo GDF, as famílias terão tranquilidade e segurança jurídica para residir nos seus imóveis.

 

O Fórum Nacional Permanente de Praças dos Corpos de Bombeiros Militares e Policiais Militares do Brasil - FONAP, parabeniza esses moradores de Ceilândia - DF pela regularização. Por oportuno, reconhece o esforço do GDF, da DIREG/CODHAB e da Casa Militar do DF pelo apoio e trabalho desenvolvido.

 

Por fim, espera-se que o GDF tome medidas semelhantes em relação aos demais lotes de beco do Gama e Brazlândia, pois os moradores desses locais vivem há anos com a mesma dificuldade, ou seja, falta da segurança jurídica.

 

Veja aqui as fotos da entrega das cartas-convite

 

 

FONAP © 2024 — Todos os direitos reservados
Seu IP  →  3.137.219.68
ver no mapa Sede Principal - Brasília - DF Edifício OAB - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 7º Andar, Sala 704
CEP: 70070-913
(61) 98190-9193
(61) 99819-3190
Ao lado do Conselho Federal da OAB