Com vistas a auxiliar na busca por uma solução definitiva quanto às promoções de Praças do CBMDF e da PMDF, no último dia 18 o FONAP apresentou minuta de proposição de alteração da Lei 12.086/2009. A minuta, sugerida pelo FONAP, endereçada ao Governador do DF, foi protocolada no Palácio do Buriti e autuada por meio do Processo SEI nº 00002-00005182/2021-91.
Atualmente, por conta da Lei Complementar 173/2020, de 27 de maio de 2020, há proibição em alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa, até 31 de dezembro de 2021. Além disso, o ano seguinte, 2022, será de eleições, o que implica em óbices para mudanças estruturais no serviço público. Portanto, a alternativa é de que a proposta tenha como meta trazer a competência da União para o DF em relação à distribuição dos efetivos de Praças das duas Corporações militares do DF, por agrupamento (promoção independente de vagas), de modo que o ato seja feito por meio de decreto distrital, à semelhança do que é feito pelo Exército Brasileiro, via decreto federal, desde 1983.
A sugestão legislativa apresentada pelo FONAP tem por finalidade atender ao exato compromisso do Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha feito durante sua campanha eleitoral em 2018, a qual, ao ser consolidada, fará justiça aos milhares de bombeiros e policiais militares da capital do país que aguardam, com anseio, uma medida urgente para suas carreiras que se encontram estagnadas.
Do conteúdo dos dispositivos legislativos contidos na Proposta:
Da tramitação da minuta de Medida Provisória:
- GDF: Remessa da proposta ao Presidente da República (art. 42 e 144, § 6º, da CF);
- Presidente da República: Remessa da proposta ao Congresso Nacional (art. 62, CF);
Da Constitucionalidade da Minuta de Medida Provisória:
Do cumprimento das restrições legais na redação da proposta:
A proposta sugerida está em consonância com a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, norma que traz no seu art. 8º, III, a proibição em alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa, até 31 de dezembro de 2021.
Do breve histórico da realidade da carreira dos BMs e PMs praças do DF:
O conteúdo da proposta tem por objetivo resolver, definitivamente, questões antigas sobre as promoções dos bombeiros e policiais militares do Distrito Federal, em especial quanto à ausência de promoções dos bombeiros e policiais militares Praças das duas Corporações Militares do Distrito Federal, e, se consolidada, atenderá uma demanda reprimida desses profissionais de segurança pública do DF.
A sugestão de proposta apresentada pelo FONAP foi amplamente discutida pelos interessados durante diversas reuniões abertas para essa finalidade.
Por imposição constitucional, caso seja acatada pelo GDF, que é o que se espera, a minuta será encaminhada à Presidência da República e, sendo convertida em medida provisória cujos efeitos são imediatos, será apreciada pelo Congresso Nacional.
Leia o Ofício de encaminhamento e o inteiro teor da Minuta de Medida Provisória: AQUI
FONAP: Unir para Conquistar!