Em 15 de setembro de 2015, membros do Conselho Executivo Regional do Distrito Federal, Órgão de composição do Fórum Nacional ermanente de Praças dos Corpos de Bombeiros Militares e das Polícias Militares do Brasil (FONAP), foram recebidos pelo Deputado Cabo Sabino, PR/CE. Na ocasião foi apresentada ao Deputado uma Minuta de Proposta de Emenda à Constituição - PEC sobre a carreira dos bombeiros e policiais das corporações militares dos Estados e do Distrito Federal.
O CONER-DF/FONAP se fez representado por membros da Presidência, do Departamento de Assuntos Institucionais, do Departamento de Assuntos Jurídico-Legislativos e do Departamento de Assuntos Políticos.
Durante o encontro, o Deputado Sabino foi indagado quanto a outros temas que causam inquietação aos militares, tais como, a dificuldade apresentada por diversos policiais e bombeiros em todo Brasil no que tange a acumulação de Cargos. As arguições foram feitas pelo Conselheiro do Departamento de Assuntos Políticos do CONER-DF/FONAP, Clayton Feliciano, que explicou sobre a importância do tema, além de abordar sobre a existência da PEC 215, originada ainda em 2003 de autoria do Dep Alberto Fraga, DEM/DF.
O Dep Cabo Sabino, convencido da importância da matéria, apresentou de imediato o Requerimento nº 3038/2015 com a seguinte redação: “requer a inclusão na Ordem do Dia Proposta de Emenda à Constituição nº 215, de 2003, que acrescenta o § 3º ao art. 42 da Constituição Federal que dispõe sobre os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios”.
Com a apresentação do requerimento do Dep Cabo Sabino, a PEC 215/2003 foi encaminhada à Presidência da Casa já no dia seguinte.
Ressalta-se que essa matéria tem relevante importância aos associados do FONAP, pois concede aos policiais e bombeiros de todo o Brasil a oportunidade da ocupação de outro ofício na área de saúde ou educação, com a permanência na ocupação da sua missão primordial de policial ou bombeiro militar.
O CONER-DF/FONAP parabeniza o autor da proposição, Dep Alberto Fraga com a apresentação PEC 215/2003, por entender a dificuldade enfrentada pelos membros das duas corporações, e, aproveita o ensejo para agradecer, em especial, ao Dep Cabo Sabino por provocar, a Requerimento, a tramitação e consequente celeridade da Proposta levada a Plenário, votada e aprovada, no dia 20 de outubro de 2015, em primeiro turno naquela Casa de Leis.
Sendo aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados, a PEC seguirá ao Senado Federal onde será submetida ao mesmo rito de votação.
Veja o Requerimento 3038/2015 , a PEC 215/2003 e a repercussão da matéria na Câmara dos Deputados, nos links abaixo: